segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ajude. Você pode e eu também.





SUA ATITUDE IMPORTA, PORQUE É VITAL.


A atmosfera onde vivemos é quase insignificante para a vida "da" Terra, mas importante para a vida "na" Terra.

Caso toda a vida se acabe, seguramente o planeta continuará a sua trajetória pelo Universo.

A Natureza tende sempre ao equilíbrio.

A história da Terra nos revela várias extinções de espécies, de forma muito natural.

Se não fosse assim, os seres vivos não teriam evoluído e, talvez, nem existisse o ser humano.

Extinções são necessárias para a evolução da vida, porém, falamos aqui da extinção natural, porque essa provocada pelo homem pode quebrar a evolução natural e desequilibrar todo o sistema de vida na Terra.

A grande verdade é: A Terra não está nem aí para o homem.

Ela evolui e se modifica sem se importar com a gente.

Se este equilíbrio significar a eliminação do homem, a Natureza não vai hesitar um segundo em fazê-lo.
Se
não respeitarmos essa evolução, se não respeitarmos os limites dela, causando mais e mais “stress”, ela nos devorará “bem naturalmente” sem piedade e em pouco tempo.


A única forma de conseguirmos frear as respostas a essa agressão é através da Educação Ambiental, desenvolvendo formas de desenvolvimento e aproveitamento dos recursos naturais para a manutenção das condições ideais de sobrevivência (nossa e das outras espécies).

Ela não pode apenas se resumir à manutenção de uma ou outra espécie de vida, de apenas um ou outro lugar, pois todos são importantes.


O problema dos ecologistas muitas vezes ocorre quando eles querem salvar o ‘boto-cor-de-rosa, a ararinha-azul, o lobo-guará’; e se esquecem da questão central que está na manutenção da água potável, na preservação de todos os ambientes e no controle da quantidade de gases na atmosfera que provocam o Efeito Estufa e o Aquecimento Global, e que são essenciais à manutenção da VIDA.

Os recursos naturais existem e precisam ser explorados, mas de forma consciente.

Esta exploração deve levar para os povos desenvolvimento econômico e saúde, mas acima de tudo, faze-lo sem degradar o MEIO em que vivemos.


A este tipo de exploração de recursos naturais aliando tecnologia de forma inteligente e racional chamamos DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que deve observar a tríade sendo:

1-economicamente viável

2-socialmente justa

3-ambientalmente correta


E isso apenas poderá acontecer através da educação das pessoas, especialmente das nossas crianças.

Essa sim é a chave da manutenção da vida e já estamos atrasados.

Não está longe o momento em que veremos a TERRA nos devorar buscando o seu equilíbrio se não fizermos algo que reduza o “stress” que continuamos infligindo à Natureza do nosso planeta.


J'amour

"Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei."

(Ezequiel 22:30).








Nenhum comentário:

Postar um comentário